NUTRIÇÃO



Sempre é bom saber, que tipo de alimento colocamos na mesa. Aqui, estarei procurando ajuda-la a preparar os alimentos, de acordo com as necessidades. para uma alimentação equilibrada.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Viver com Saúde: Consumir vegetais variados para combater o câncer.
Consumir vegetais e frutas deixa o prato bonito e faz bem à saúde

Para viver com saúde não basta consumir frutas e hortaliças, é preciso variar os tipos de vegetais para combater o câncer de pulmão. Quem diz isso são os cientistas holandeses que examinaram 452 mil pessoas por mais de oito anos e confirmaram que deixar o prato colorido, com frutas e hortaliças de diferentes tipos, é um caminho para evitar o desenvolvimento de tumores nos pulmões.
A novidade desse trabalho é que a variedade de vegetais se mostrou mais preponderante que a quantidade ingerida. Os cientistas constataram que os vegetais possuem muitas substâncias capazes de reduzir a ação das células cancerosas. Por isso quanto mais diversificado for o consumo de vegetais e frutas maiores as chances de prevenção.
Para ter o efeito curativo é preciso consumir vegetais vermelhos, como tomate, morango e pimentão, verde-claros como alface crespa, alface lisa, repolho verde, verde-escuros como chicória, rúcula e espinafre, laranja como cenoura, abóbora e mamão, roxos ou pretos como ameixa, berinjela e uva e os brancos como banana, cebola e alho.

Fonte:Viver Com Saúde

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Alimentos que ajudam a hidratar a pele no inverno
Durante o inverno a pele fica naturalmente ressecada. Para evitar o ressecamento é importante tomar alguns cuidados.

Segundo especialistas uma alimentação saudável pode ajudar na hidratação da pele para enfrentar o frio.
Baixas temperaturas, ventos frios e secos e, principalmente banhos quentes, podem ressecar sua pele no inverno. A nutricionista da rede de academias Contours, Debora Almeida, fez uma lista de itens para uma alimentação saudável.
Segundo a nutricionista, a alimentação é um fator ideal para manter a pele hidratada. "É fundamental a ingestão de legumes, hortaliças, frutas que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, cereais integrais que contêm fibras que melhoram o funcionamento do intestino, carnes e laticínios magros que são fontes de proteína e ajudam na construção de tecidos," afirmou.
As frutas ricas em vitamina C, como morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, goiaba e outros vegetais, como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho, cenoura etc, são exemplos de alimentos para a estação. A escolha se dá pela riqueza de antioxidantes destes alimentos, que combatem os radicais livres e são fundamentais na produção de colágeno.
Débora alerta que no inverno as pessoas acabam deixando de beber água, e isso prejudica a hidratação da pele, além de causar constipação e outros problemas mais graves, como cálculos renais e hipertensão. "Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. É importante lembrar que nada substitui a água," explicou a nutricionista.
A soja é um importante alimento a ser incluído na dieta para auxiliar na hidratação da pele. "A pele possui receptores para as isoflavonas, presente nesta leguminosa, e elas são decisivas para evitar o ressecamento e melhorar a elasticidade", afirmou a nutricionista. "Além da soja, temos outros alimentos que contribuem para a elasticidade natural da pele como: castanhas, nozes e amêndoas, que são ricos em vitamina E, selênio e antioxidantes", finalizou.
Fonte: Vila Equilíbrio

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Mais saúde neste inverno

A estação mais fria do ano traz o risco das chamadas “doenças de inverno”. Chegam gripes, resfriados, bronquites, tosses, dores de garganta e várias outras doenças comuns no inverno. Isso ocorre porque o clima frio deixa nosso sistema imunológico mais debilitado.
Nesta época o sistema imunológico precisa de reforço para evitar o surgimento dessas doenças. A ingestão regular de alimentos ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos podem estimular o sistema imunológico a nos proteger dessas doenças. E como a prevenção é o melhor caminho, é importante manter uma alimentação saudável.
Na dieta não podem faltar os grãos integrais, hortaliças e frutas (preferencialmente os orgânicos), oleaginosas, entre outros. Esses alimentos são excelentes fontes de vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes, fibras e fitoquímicos. Os antioxidantes auxiliam a “varrer” as toxinas e proteger o corpo contra os micro-organismos invasores. Prefira o consumo das hortaliças cruas, pois preservam melhor os nutrientes.

O consumo de líquidos é fundamental (água, sucos naturais, chás). Os líquidos evitam a desidratação, ajudam o organismo a reagir em casos de febre e servem de matéria prima em algumas reações de produção de anticorpos. Além de ser um dos meios de eliminação das toxinas que diminuem a capacidade de defesa do corpo.
Cuidando-se, você vai aproveitar com saúde essa estação tão charmosa!

Confira alguns alimentos importantes para fortalecer a imunidade:

Alho:
fonte de alicina, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno.
Couve, cenoura, tomate: 
o betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula células imunológicas.
Geléia real: 
estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias.
Gengibre:
reduz a inflamação e a dor
Leite fermentado: 
por ser fonte de probióticos, recupera a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico.
Mel: 
contém substância como a inibina, um potente bactericida. Estas substâncias impedem o crescimento de bactérias que causam problemas respiratórios e de garganta. Possui ação anti-séptica. De ação prebiótica, age beneficamente sobre a microbiota intestinal.
Própolis: 
fonte de flavonóides que auxiliam no combate às doenças. Atua como "antibiótico natural".
Shitake: 
contém lentinana, que auxilia também no combate aos tumores.
Suco verde: 

fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
O abacate na alimentação faz bem à saúde

Para viver com saúde é preciso conhecer alimentos especiais que apresentam efeitos benéficos para todo o corpo, além do poder nutricional. Um desses alimentos é o abacate que a primeira vista pode ser visto como gorduroso, mas na verdade é um verdadeiro remédio natural. Até para quem quer emagrecer o consumo do abacate faz bem.


Com origens na América Central, o abacate é uma fonte de grandes benefícios para a saúde das pessoas. Ele facilita o processo de digestão e elimina dores estomacais. Apesar de rico em gordura vegetal, não prejudica o fígado e elimina a sensação de peso no estômago. Também contém muito fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes, além de evitar a fadiga mental.


O caroço do abacate, moído e queimado, misturado ao leite, ajuda a combater problemas renais e disenterias. O chá de suas folhas ajuda no processo digestivo, ameniza infecções de garganta, elimina a rouquidão e a tosse. Ao mastigar as folhas pode-se curar estomatites e ânsias, além de fortificar a gengiva e os dentes.


É rico em vitaminas A, C, E e B6, em proteínas, ferro, magnésio, potássio, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Ele beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sanguíneos, que entupidos podem causar infarto, e ainda possui a capacidade de bloquear agentes cancerígenos.


O abacate é rico em ácido oleico, um tipo de gordura saudável e monoinsaturada, essa fruta ajuda a matar a fome. De 1/4 a meio abacate pode ajudar a derreter a gordura abdominal. É rica ainda em fibras e proteínas. A dica é bater a fruta no liquidificador junto com leite, duas colheres de aveia e açúcar a gosto. A bebida é rica em energia e dá muita disposição.
De: Viver Com Saúde
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Jantar balanceado deixa seu metabolismo mais rápido
Comer à noite ajuda a emagrecer e também estimula o sono tranquilo

Importância
O jantar é a refeição que irá fechar a alimentação do dia com chave de ouro. Ele irá fornecer os nutrientes que faltam para que eles sejam fornecidos na quantidade adequada. Dessa maneira, como todas as refeições do dia, o jantar não deve ser omitido. Essa refeição irá preparar o corpo para o período de sono. Por isso, o jantar deve fornecer energia e um volume alimentar adequado, evitando sobrecarregar o organismo e permitindo um sono tranqüilo.

Alimentos 
Muitos mitos cercam o que comer no jantar. Mas o mito campeão é a afirmação de que não se deve comer carboidratos à noite. É importante lembrar que frutas e legumes são bons alimentos para essa refeição e eles têm como maior quantidade de nutrientes os carboidratos. Nas refeições principais, incluindo o jantar, nenhum nutriente deve ser priorizado. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais devem ser fornecidos adequadamente. Além disso, não é o carboidrato no jantar que fará com que haja o ganho de peso. O aumento de peso é decorrência de um excesso de calorias obtidas durante o dia, e não por causa do carboidrato consumido no período noturno. 

Opções de alimentos
O maior cuidado que se deve ter ao fazer o jantar é ajustar o volume da refeição com o horário de se deitar. Por isso, deve-se fazer essa refeição, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama. Optar por alimentos menor quantidade de gorduras é o ideal. Assim, frituras e molhos à base de maionese e queijos devem ser evitados. Grelhados, verduras, legumes cozidos devem estar presentes no jantar. Até o arroz com feijão pode ser consumidos, adequando a quantidade à aceitação de cada pessoa. 

Exemplo de jantar
- 3 colheres (sopa) cheias de feijão preto cozido (38,8 kcal / 1 ponto)
- 3 colheres (sopa) cheias de arroz branco cozido (91,5 kcal / 2 pontos)
- 2 colheres (sopa) cheias de couve refogada (12,6 Kcal / 0 ponto)
- 1 filé pequeno de carne bovina contra-filé grelhado (220 kcal / 7 pontos)
- 1 copo requeijão de limonada sem açúcar (17,6 kcal / 0 pontos)
- 1 unidade pequena de laranja (93,7 kcal / 1 ponto) 
Total: 474,2 kcal / 11 pontos

De Corpo e Saúde
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br