SAÚDE



A saúde  da mulher é sempre uma grande preocupação nos meios de comunicação, bem como na família. Então, vou procurar ajudar, as minhas amigas, a adquirirem o hábito, ou lembrarem, de cuidar do corpo e da alma.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Como reduzir e evitar o inchaço na TPM
Inchaço Abdominal
Pode ser o menos doloroso, mas na maioria das vezes o inchaço durante o período menstrual e pré menstrual (TPM) é o maior incômodo. A retenção de líquidos que acontece nesta fase é comum e pode ser agravada por alguns hábitos, especialmente quando trata-se da alimentação. Este  é um dos sintomas da menstruação, que acontece por conta das variações hormonais que o corpo da mulher passa durante estes dias, mas pode ser amenizado ou mesmo evitado, de acordo com cada situação. Aprenda a educar o seu corpo para que ele não sofra com estas alterações durante o período menstrual.

Alimentação para evitar o inchaço


O inchaço acontece por conta da retenção de líquidos. E o grande vilão de quem sofre com este problema é o sal. Assim como ele retém a umidade para si em casa, dentro do seu organismo a sua ação é a mesma. Portanto, para evitar o inchaço é sempre bom beber bastante água e reduzir o consumo de sal o máximo que puder.
Consumir frutas com bastante água como a pêra, melancia e laranja ao lado dos vegetais diuréticos, como alface e morango, também ajuda bastante. E lembre-se que por mais que seja quase irresistível comer muitos doces, especialmente o chocolate, nestes dias é bom evitar.

Pratique atividade física


A atividade física é excelente para ativar a circulação sanguínea e o fluxo linfático, estimulando a eliminação do excesso de líquido corporal e trazendo maior bem-estar. Além disso, exercitar-se durante a TPM e os dias de menstruação também ajuda a trazer mais disposição e melhorar a autoestima, que pode ficar abalada neste período.

Aposte nas massagens

A drenagem linfática é um excelente tratamento que se destina exatamente a eliminar os acúmulos de líquidos no corpo. Se submeter a uma sessão durante este período pode ser ótimo. Você também pode fazer automassagens, com excelentes resultados. Confira em Auto massagem redutora, uma alternativa para você mesma fazer, que é específica para diminuir a circunferência abdominal e reduzir o inchaço nesta região.
Fonte: clubebatom

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Lactobacilos, para que servem?É uma bactéria responsável pelo bom funcionamento do sistema digestório.

Os lactobacilos diminuem o pH intestinal e isso dificulta o crescimento das bactérias ruins causadoras de doenças. Esses bichinhos melhoram a digestão, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir o câncer de colón e também ajudam mulheres que possuem corrimento vaginal (causadas por fungos) oucandidíase. 
      
Apesar de já possuirmos os lactobacilos em nossos intestinos é sempre bom ingeri-los através da nossa alimentação, por que se as bactérias boas e ruins não estiverem em equilíbrio pode ocasionar desconforto intestinal, doenças, etc. As bactérias boas devem ser a maioria no intestino e vários motivos levam a morte desses bichinhos como: O estresse, antibióticos, doenças intestinais e envelhecimento.

Quantidade ideal?
Um Yakult (ou qualquer outro produto que possua lactobacilos vivos) por dia. O consumo exagerado irá trazer uns quilinhos a mais e causar desconforto intestinal. 
Obs: Verifique se não é alérgico a lactose.
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Herpes labial: tire suas dúvidas

Entenda como age a herpes labial, vírus cujo sintoma começa com uma coçadinha e pode evoluir para bolhas muito doloridas na região da boca.

herpes
Uma coçadinha dá o alarme! Depois o local esquenta e as bolhas se formam


Namorar fica difícil. Comparado a um tipo de "gripe da pele" pela facilidade com que ataca suas vítimas, o herpes causa lesões dolorosas, atrapalhando os beijos que fazem subir a temperatura dos amores e das paqueras de verão.

O herpes tem um comportamento diferente dos demais vírus. Normalmente, quando um desses microorganismos indesejados invade no organismo, o sistema imunológico imediatamente entra em ação para acabar com ele. O herpes, duro na queda, nunca é destruído. Ele fica latente, dentro do corpo.

Às vezes, se manifesta. Outras, não. Tudo depende do sistema de defesa de cada pessoa. Não ter a doença não significa estar livre do vírus. É uma espécie de loteria. Segundo o cirurgião-dentista e estomatologista (especialista em doenças bucais) Silvio Boraks, de São Paulo (SP), embora 95% da população brasileira esteja infectada, apenas 10% manifesta a doença.

Ansiedade pode provocar surto instantâneo

O que têm em comum os 10% "contemplados" com a a doença? Aparentemente, nada, mas a dermatologista Denise Steiner, da Clinica Stockli, de São Paulo arrisca um palpite: "Os fatores que influenciam a ação do vírus não estão explicados, não há padrão emocional diretamente relacionado à ocorrência, mas a prática clínica demonstra que pessoas mais tensas, ansiosas e perfeccionistas são mais vulneráveis", afirma.

O ginecologista paulista José Antonio Marques ilustra o fato: "O mais impressionante caso de herpes que já vi ocorreu com uma paciente minha, que ficou à deriva, num barquinho em alto-mar, em estado de absoluto pânico, por quase três horas. Quando finalmente foi socorrida, ela havia desenvolvido um quadro agudo e muito grave da doença”, recorda.


O primeiro sinal

Uma coçadinha dá o alarme! Depois o local esquenta e as bolhas se formam. Nesse estágio, já há risco de contágio: evite tocar diretamente a lesão, lavando as mãos sempre que houver contato. Numa etapa mais avançada, as bolhas estouram e, descrevem as vítimas, provocam muita dor! São dois os vilões: o tipo 1, que incide na boca, e o 2, que aparece nos genitais.

Não há risco de o tipo 1 atacar mucosas vaginais e vice-versa. Beijos e relações sexuais, conforme o herpes, ficam proibidos desde a formação das bolhas. O bom é que a abstenção não dura muito: até 10 dias, em média. Com ou sem medicação, após esse período, o vírus encerra seu ciclo e torna a se alojar nas terminações nervosas até que um novo evento desencadeie a crise e o recoloque na cena do crime.

Encontre o culpado


Lesão instalada, não há muito mais o que fazer, a não ser escolher quais medicamentos usar para aliviar o desconforto. A hora é boa para fazer uma retrospectiva, voltar a memória até dois, três dias antes das bolhas aparecerem e tentar identificar nesse período qual o agente desencadeador da doença.

A proposta é do psiquiatra e homeopata Marcio Molinari, de São Paulo: "Esse exercício de investigação é fundamental para prevenir novas investidas do vírus. Se você conseguir relacionar um comportamento ou fato com o surgimento do herpes, seja uma preocupação com dinheiro seja a perda do namorado, ou stress no trabalho, por exemplo, poderá evitar ou adiar as crises futuras", explica. "É só ficar atenta".

No verão, o vírus ataca?

"A maior exposição ao sol é um facilitador, propicia grande ocorrência de casos", acredita Silvio Boraks. O médico antroposófico, José Roberto Kater tem outra opinião: "Os vírus preferem o frio, as bactérias é que se propagam mais no calor". Ele credita a conhecida crença de que a incidência do herpes aumenta no verão ao fato de as pessoas se exporem mais, deixando as lesões em evidência.

A dermatologista Denise Steiner entra com um argumento conciliador: "O sol baixa a resistência da pele, por isso a estação fica associada ao aparecimento do surto viral do herpes. O vírus, adormecido, se manifesta porque cai a imunidade local", afirma.

Enquanto o remédio milagroso não vem, o jeito é neutralizar a ação do inimigo com medidas preventivas (veja o quadro ao lado). Se a doença já se instalou, doses generosas de paciência são a prescrição mais indicada. O importante é acreditar que dá para domar esse vírus bandido e evitar que ele dê as caras de novo.

Corte o mal pela raiz

Prevenção é tudo. Você só precisa adotar alguns hábitos e comportamentos definitivos, como os propostos pela dermatologista Maura Bressan, do site Dermaweb, e pelo médico antroposófico José Roberto Kater.

· Tome sol com moderação. Use protetor solar adequado ao seu tipo de pele, expondo-se apenas nos horários seguros (das 7 às 10 horas e depois das 4 da tarde).

· Mantenha a pele bem hidratada, especialmente o local em que as lesões costumam ocorrer.

· Consuma alimentos ricos nas vitaminas A, E e C. Kater enfatiza a necessidade rotineira de um suplemento vitamínico, que garanta a ingestão diária (basta um comprimido) recomendada de vitaminas, sais minerais, aminoácidos e metais.

· Cuide da cabeça. Não faça tempestade em copo d´água. Evite alimentar sentimentos depressivos ou ansiosos. A prática de exercícios físicos comprovadamente ajuda a deixar a mente saudável.

· Não descuide do lazer. Descansar, ensinam os indianos, é a melhor terapêutica para o corpo encontrar, sozinho, os caminhos de cura.

Fonte: MdeMulher 
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

salto alto

Salto alto pode trazer problemas de saúde

Você é daquelas que adora usar um saltão???  é do tipo que o salto quanto mais alto melhor?!? Então você pode esta correndo sérios riscos de conseguir uma lordose lombar.
Quem não dispensa o uso do  salto alto deve ficar atenta ao uso de sapatos ou sandalias com saltos muito altos eles podem afetar a sua coluna,Pois para conseguir se equilibrar usando salto temos que projetar nosso corpo  para frente e consequentemente os ombros para trás.

O que pode acarretar uma lordose lombar. Os saltos finos, além do desequilíbrio, causam instabilidade no tornozelo, aumentando as chances de uma entorse.
Os de bico fino, quando usados em excesso, pode levar a deformidade dos dedos, porque em geral existe uma sobra de espaço entre a ponta dos dedos e o bico do sapato, e quanto mais próximo os dedos estão do bico, mais apertados ficarão, aumentando as chances de deformidades e unhas encravadas com uso contínuo.
Agora se você tem que trabalhar todos os dias usando salto alto ,procure enquanto estiver indo para o trabalho usar um sapato mais baixo e quando estiver sentada , tire o salto alto dos pés pelo menos por alguns minutinhos alem de ajudar na circulação também irá dar uma relaxada.
Fonte: Toda Perfeita

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Envelhecimento da pele


Envelhecimento da pele_2É possível interromper o envelhecimento da pele? 
Há chances de tornar nossa pele resistente ao envelhecimento?
Em minhas pesquisas e avaliações posso dizer que menosprezamos o envelhecimento. Não nos preocupamos com ele por alguns bons anos de nossa vida e isto pode ser um começo para o tal envelhecimento aparecer de forma lenta e sorrateira.
A certeza da manutenção do viço da pele no jovem e a cultura da beleza bronzeada fazem com que nos primeiros anos de nossas vidas certo abuso prevaleça. Cuidados de menos, riscos de mais. Infelizmente os sinais do tempo não aparecem nesta época, passam a interferir invisivelmente no nosso corpo podendo provocar respostas num futuro inversamente proporcional ao quanto abusamos das radiações ultravioletas e da falta de cuidados com a boa higiene e hidratação da pele.
A genética pode ser parceira ou inimiga mortal. Algumas pessoas têm maior facilidade de degradar colágeno do que outras, ou seja, perdem qualidade e firmeza cutânea mais precocemente. Na derme, onde fica o colágeno, encontramos altas concentrações de água. Que também é perdida quando o colágeno se vai.
Os hábitos podem interferir de forma protetora ou ser o pé no acelerador a favor da degradação da nossa pele. Alimentação, hábitos, vícios, estresse, exposição a poluentes, sono de baixa qualidade, não preciso nem dizer que todos os órgãos do corpo sofrem quando há abuso e desequilíbrio relacionado aos fatores que acabamos de citar, a pele não é diferente.
Em virtude de tudo isto, a pergunta sobre a possibilidade de interromper completamente o envelhecimento cutâneo parece só ter uma resposta: não! 
Realmente acredito que interromper, por completo, o envelhecimento da pele é algo muito difícil, mas a idéia de que podemos fazer algo para abreviar em muito os fatores que nos encaminham para rugas, flacidez, perda da hidratação e elasticidade é real e possível.
Para que isto ocorra de forma competente uma nova maneira de pensar e agir deve fazer parte de nossas vidas. Mudanças bruscas de hábitos, eliminação de vícios, e uma busca insana por saúde deverá compor a dinâmica de nossos dias. Cuidar da pele de fora para dentro, higienizando com produtos suaves, tonificando, hidratando e protegendo do sol da maneira correta. Utilizar antioxidantes, ingeri-los na alimentação, tomar suplementos alimentares, ter uma vida com melhor controle de ansiedades e estresse. Quando possível buscar a distância de ambientes poluídos para respirar o bom ar de montanhas ou do litoral.
Tratamentos, modernidades, preenchimentos, lasers, peelings, quando começarmos a agir de forma preventiva, estaremos minimizando a necessidade de todos estes procedimentos. Poderemos neste momento não interromper o envelhecimento da pele, mas certamente estaremos dando um grande passo para o desacelerarmos ao extremo.

Fonte: Destaques - Dr. Ademir Júnior
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Como ter uma gravidez saudável
Como ter uma gravidez saudável_2Uma das fases mais importantes na vida de uma mulher é o momento de transição para o papel de MÃE. Como todas as transições, é um período de incertezas e mudanças, tanto no corpo, quanto na vida da gestante. Para trazer segurança e tire as dúvidas mais frequentes sobre essa experiência.



Dez mitos e verdades sobre as fases da gestação:
1. Qual é a melhor maneira de planejar uma gravidez?
O casal que pretende ter uma gravidez planejada deve, em primeiro lugar, procurar um médico. O especialista poderá realizar avaliações clínicas e solicitar exames laboratoriais para verificar o estado geral de saúde da mulher. Algumas alterações no organismo feminino podem aumentar as possibilidades de malformações e parto prematuro, por isso, é importante antecipar estas probabilidades.

Quando a gravidez é confirmada, é essencial que a mulher faça o pré-natal, pois neste período são realizados exames de rotina para verificar a condição do bebê e detectar qualquer problema na saúde da mãe. A cada trimestre gestacional são recomendados a realização de exames como análises de sangue, ultrassom, curva glicêmica. Vale ressaltar que muitas mulheres desenvolvem o diabetes gestacional. Então, a medição com monitores de glicose nessa fase é fundamental.

2. A mulher em idade avançada consegue engravidar? Quais são os cuidados que precisam ser tomados?

Hoje em dia, adiar a gravidez se tornou muito comum entre as mulheres. O número de mulheres que têm o primeiro filho entre os 30 e 40 anos aumentou significativamente. Isso está ligado a muitos fatores, como o desejo de firmar-se na carreira antes de constituir uma família, a espera por um relacionamento estável, por estabilidade financeira ou mesmo a dúvida de ter ou não um filho.

É importante que as mulheres saibam que a idade afeta a capacidade de obter e manter uma gravidez sem percalços, no entanto, existem testes, tratamentos e técnicas avançadas, como a fertilização in vitro, que podem e devem ser feitos em mulheres que decidem ter filhos com mais idade.

3. Por que o médico prescreve vitaminas antes da gravidez?
Existem diversos estudos científicos que comprovam que a suplementação de vitaminas cerca de 3 meses antes da gravidez diminui a ocorrência de malformações nos neurônios, coração, face e nos membros do bebê. Há também evidências que comprovam a diminuição da incidência de abortamentos, pré-eclâmpsia (alta pressão arterial, retenção de líquido e presença de proteína na urina, com sintomas que podem evoluir para convulsão e coma), diabetes gestacional, trombose e nascimentos prematuros. Desta forma, as vitaminas são prescritas para suprir as atividades fisiológicas que surgem com a gravidez, período em que ocorre um aumento das necessidades nutricionais diárias. Para uma maior eficiência, o suplemento precisa ter nutrientes como ácido fólico, sais minerais, oligoelementos e vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, niacina, cálcio, ferro e zinco (como NATELE, da Bayer HealthCare Pharmaceuticals).

O ácido fólico, em especial, é muito importante na fase pré-gestacional e no início da gravidez, pois previne lábio leporino, malformação do sistema neurológico do feto, evitando problemas como a anencefalia (defeito na formação do cérebro).

4. A mulher precisa mudar os hábitos alimentares durante a gravidez?
A boa alimentação é fundamental para garantir ao bebê todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, uma vez que é do corpo da mãe que virá toda a “matéria-prima” para a sua formação. Com a nutrição adequada, a mulher garante uma gestação mais tranquila, sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabetes gestacional. O estado nutricional é determinante para a saúde da grávida, sendo que neste período, a maioria das mulheres deve acrescentar cerca de 300 calorias à sua dieta diária para nutrir o feto em desenvolvimento, preferencialmente distribuídas em cinco refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), preparadas com ingredientes que são fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, preferencialmente com um baixo teor de gordura.

5. As vitaminas trazem benefícios para a saúde da mulher grávida?
O estado nutricional é um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar da grávida. Além disso, é comprovada a relação entre o estado nutricional materno e o desenvolvimento do feto. A deficiência de micronutrientes (vitaminas e sais minerais) pode ocorrer até mesmo em gestantes saudáveis, que se alimentam adequadamente, sendo a suplementação de vitaminas importante para a redução significativa da incidência de malformações neurológicas, cardíacas, faciais, urinária ou defeitos de membros. Há também evidências que comprovam a diminuição da incidência de abortamentos, pré-eclâmpsia (alta pressão arterial, retenção de líquidos e presença de proteína na urina, com sintomas que podem evoluir para convulsão e coma), diabetes gestacional, trombose e nascimentos prematuros.

6. Qual é o peso ideal de uma grávida ao final de uma gestação?
O peso ideal de uma grávida oscila entre nove e doze quilos a mais de seu peso normal considerando toda a gestação, ou seja, cerca de 1,5 a 2 quilos por mês a partir da 16ª semana. Desta forma, é importante a restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados.

7. Grávidas podem fazer exercício físico?
A grávida que opta por fazer exercícios físicos fica mais preparada para o parto, sofre menos com inchaços e dores lombares, além de manter um controle sobre o seu peso. A prática de atividade física também irá beneficiar o equilíbrio emocional da gestante, pois é um momento em que ela fica em contato com o próprio corpo, sentindo como o bebê reage aos seus movimentos. É importante ressaltar que o médico precisa ser consultado antes de ser iniciada qualquer atividade física, sendo normalmente indicada a prática de exercícios físicos de baixo impacto, como caminhadas moderadas, alongamentos e hidroginástica.

8. Quais cuidados que a mulher pode ter com a beleza durante a gestação?

Os cuidados com a beleza influenciam positivamente no estado emocional da grávida. No entanto, deve-se redobrar a atenção aos tipos de produtos utilizados, para que eles não ofereçam risco ao desenvolvimento do bebê. Normalmente, o que mais preocupa as gestantes é o surgimento de estrias, que podem aparecer no abdômen, nas mamas, nas nádegas e nas coxas, pois a pele fica mais fina e esgarçada ao ser esticada. Uma boa alimentação, o acompanhamento pré-natal e o uso diário de hidratantes e emolientes de boa qualidade são importantes nessa fase.

Produtos como LUCIARA (da Bayer HealthCare Pharmaceuticals) ajudam a prevenir o rompimento das fibras de colágeno da pele da gestante. Isso porque se trata de um hidratante para a prevenção de estrias, elaborado com os mais altos padrões de qualidade em geral aplicados somente a produtos farmacêuticos e é hipoalergênico, ou seja, apresenta uma formulação livre de corantes e perfumes. Como o produto é específico para a gestante, também não contém uréia, princípio ativo comum em hidratantes, mas que pode causar malformação do feto.

Esse tipo de creme forma uma película protetora e penetra nas camadas mais profundas da pele garantindo maior eficácia. Em geral, não é indicado que as futuras mamães utilizem produtos químicos como tinturas e descolorações, além de realizar procedimentos como permanentes ou alisamentos, principalmente nos quatro primeiros meses da gravidez, período em que ocorre o desenvolvimento da maioria dos órgãos do feto.

9. As mulheres que estão amamentando podem tomar vitaminas?
Sim, os suplementos polivitamínicos desenvolvidos especialmente para mulheres grávidas e em fase de amamentação também são importantes para enriquecer a qualidade do leite materno. Durante a gestação, o feto recebe os nutrientes maternos ainda na placenta e, ao nascer, este processo continua, porém a transferência para o bebê ocorre durante a amamentação. Bons índices de vitaminas na lactação, como as do complexo B, auxiliam no desenvolvimento físico e mental da criança, permitindo um crescimento saudável, com funções motoras adequadas e um futuro desempenho escolar satisfatório.

10.  É arriscado ter uma gravidez após o parto? Como prevenir?
Não, mas logo após o parto, a possibilidade de engravidar é muito pequena, especialmente quando a mulher amamenta o bebê. Nesta fase, o uso de métodos contraceptivos hormonais é contraindicado, pois parte do hormônio pode ser transmitido para o bebê durante o aleitamento e interferir em seu desenvolvimento.
No entanto, existem métodos anticoncepcionais que podem ser usados neste período, tanto para que o casal possa planejar o próximo filho, quanto para que o intervalo entre os partos seja adequado. Os métodos mais indicados são os que contém somente o hormônio progesterona, como o SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel, hormônio derivado da progesterona produzido naturalmente pelo organismo, (MIRENA, da Bayer HealthCare Pharmaceuticals).

Esse dispositivo é uma espécie de DIU (dispositivo intrauterino), mas que contém hormônio que é liberado diretamente no útero. A mulher pode ficar com sistema ultra-uterino por cinco anos, sendo que o método pode ser retirado quando desejar. Trata-se de um método altamente eficaz, de segurança comparável a laqueadura tubária, reversível e que não apresenta riscos durante a amamentação. 

Fonte:Destaques



Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
M e l
Você costuma consumir mel? Se não, você não sabe o que está deixando de receber de benefícios à sua saúde. 
São mais de 70 substancias essenciais ao organismo, como água, frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, ferro, sódio, fósforo, zinco, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).Além de se tratar de um alimento de alta qualidade, ainda é energético. E ainda tem ação imunologica, analgésica, antibacteriana, antiinflamatória e funciona como laxante natural. Duas colheres de sobremesa por dia, são suficientes, para usufruir de todos os beneficios do mel. Crianças, só a partir de um ano, sem risco de alergia.


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br


Combinação de alimentos ajuda a perder peso

Multiplicar as opções na dieta garante uma rotina alimentar variada e saborosa


Perder peso, ter uma boa digestão, um corpo saudável e bonito é possível sem abrir mão de uma infinidade de delícias. Ao invés de limitar suas opções, aprenda a harmonizar o que irá para o prato. Uma refeição sem graça, com alimentos pouco atrativos, é capaz de sabotar qualquer projeto de emagrecimento, além de ser pouco saudável. A regra para driblar as tentações é a combinação. As dietas da moda e também aquelas mais radicais devem ser esquecidas. Na hora de ir para a cozinha, é fundamental saber variar ingredientes em benefício próprio.


Um exemplo prático da combinação de vitaminas em uma refeição é o da cenoura (vitamina A), misturada com algum alimento à base de soja (vitamina E). Juntas, as propriedades nutricionais ganham mais força do 
que se ingeridas sozinhas.



Outro passo importante é pensar em uma boa digestão. É fundamental mastigar devagar a sua refeição (cerca de 20 ou 30 vezes a cada garfada), para absorver melhor os nutrientes dos alimentos que você consome.


Comer de forma apressada traz alguns prejuízos. Geralmente, quem come rápido acaba ingerindo muito mais comida do que o necessário. É somente depois de 20 minutos após a mastigação que o cérebro libera a produção do hormônio responsável pela saciedade (PYY). E existe ainda um outro inconveniente: os líquidos. Quando o alimento é umidificado, fica mais fácil engolir sem passar pelo processo de mastigação aconselhável, que pode resultar no aumento da produção de gases. Então, desacelere. 


Refeições mais atraentes 

Não é difícil montar seu próprio cardápio baseado na dieta das combinações, uma grande aliada da boa digestão. No café da manhã, pode-se optar por um chá branco ou verde, acompanhado de uma fatia de pão integral com cottage ou requeijão light, uma fruta pequena ou meia fruta grande e uma castanha-do-pará. Fazer outro lanche durante a manhã é muito importante para não chegar no horário do almoço com muita fome. Esse lanche pode ser um copo de suco de frutas (natural) e uma colher de linhaça. No almoço a salada verde é liberada, dando preferência para as folhas de coloração mais escura e nozes salpicadas. O tempero da salada fica por conta do azeite, do mel e da mostarda.



Opte sempre pelo arroz integral ao invés do branco. Você pode incrementá-lo com aspargos e escarola refogada. O filé de peixe ou de frango fica à escolha. E, como nesta dieta é proibida a comida sem graça, que tal sofisticar com um molho de maracujá? Já o lanche de tarde tem a mesma importância que o da manhã, podendo ser uma banana ou maçã com canela.


Na hora do jantar, o segredo é pegar leve. Fique longe de carnes pesadas e massas. Uma sopa de legumes com um frango grelhado, por exemplo, é uma boa pedida. E nada de comida sem graça. Um tempero caseiro feito com alho, cebola e alho poró pode fazer de uma simples sopa um manjar dos deuses. Não é impossível fazer refeições equilibradas, harmonizadas e saudáveis. Basta abusar da criatividade. 

De Corpo e Saúde

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Quando devemos usar a compressa 
quente ou fria

De uma maneira geral, a compressa feita com gelo é mais indicada em casos de traumatismo provocado por quedas ou pancadas. "A ação anestésica do gelo ajuda a evitar que o inchaço e o hematoma na região machucada fiquem muito grandes. Já a compressa quente deve ser usada numa segunda etapa, cerca de dois dias depois do trauma. Se for uma distensão muscular, aplica-se a compressa quente de cinco a sete dias depois de ocorrer a lesão. Ela ajuda a aumentar a circulação sangüínea na região afetada, diminuindo os riscos de uma inflamação", afirma a fisioterapeuta Emília Nozawa, da Universidade de São Paulo (USP).
Existe ainda uma terceira alternativa, muito usada nos tratamentos pós-imobilização e pós-cirurgia: o chamado contraste. "Depois que a pessoa retira o gesso, por exemplo, ou passa por uma cirurgia ortopédica, os membros - principalmente os inferiores - permanecem imóveis, o que causa uma circulação mais lenta. Por isso, é comum aplicar uma alternância de compressas quentes e frias, que acabam funcionando como uma bomba, estimulando a circulação de sangue na região", diz o ortopedista Wagner Taffo Thomazin, também da USP.
CALORZINHO BOM
Aquecimento estimula a circulação e relaxa a musculatura
A compressa quente faz os vasos sangüíneos dilatarem, aumentando o fluxo de sangue na região tratada. Isso ajuda a conter o processo inflamatório. Se houver formação de hematoma ou edema (inchaço provocado pelo líquido extravasado), o calor amolece o líquido que vazou dos vasos e se acumulou em torno da região afetada. Isso auxilia na reabsorção do líquido pelo organismo
RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS
Apesar de o frio reduzir tanto a dor quanto inchaços como edemas e hematomas, ele pode fazer mal a peles muito sensíveis. Por isso, não é aconselhável usar o gelo por mais de 12 minutos ininterruptos. Entre uma aplicação e outra deve-se fazer um intervalo de, pelo menos, dez minutos. Além disso, é oportuno evitar o gelo em feridas abertas e queimaduras (caso em que é melhor usar a água fria como anestesia). O frio também pode ser usado por atletas e ginastas na prevenção de cãibras e no tratamento de tensão e fadiga.
BENEFÍCIO GELADO
Além de anestésico, o frio contrai os vasos sangüíneos, diminuindo inchaços
1 - Traumas provocados por quedas ou pancadas costumam romper os vasos dos sistemas sangüíneo e linfático. O vazamento desses dois líquidos - o sangue e a linfa - é responsável pelos inchaços (edemas e hematomas) que aparecem após a lesão
2 - Se logo após o trauma for aplicado gelo, os vasos se contraem, fazendo com que o fluxo do vazamento seja bem menor e, em conseqüência, o inchaço e o hematoma se reduzam também. Além disso, se a pele for resfriada a 12ºC ou 13ºC, os receptores de dor param de funcionar - daí o efeito anestésico do gelo
RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS
O calor é indicado nos casos em que a pessoa sente dor mas não apresenta inchaço. Um exemplo é o começo de uma dor de dente, quando a inflamação ainda não se agravou, mas o sofrimento já é considerável. O mesmo vale para casos de reumatismo e tendinite. Dependendo da área em que for aplicado, o calor pode tanto melhorar a respiração quanto diminuir a secreção ácida do intestino, aliviando dores renais e estimulando a produção de urina. Compressas quentes também ajudam a combater as cólicas menstruais, devido ao relaxamento muscular na região do ventre.
TÉCNICA MISTA: O CONTRASTE
Alternância de quente e frio equivale a uma massagem
Existem casos em que a melhor pedida não é adotar extremos detemperatura isolados e sim a combinação de ambos. A terapia chamada contraste usa a aplicação alternada de compressas frias e quentes para contrair e dilatar seguidamente os vasos sangüíneos, aumentando a circulação no local afetado. A técnica é especialmente indicada para infecções, distensões, inflamações e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.
Fonte: Mundo Estranho
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Guia das costas sem dor

Da hora em que a gente acorda à que vai dormir, a coluna rala para manter o corpo ereto. Baseada em um novo manual, ensinamos como diminuir a carga de trabalho dessa estrutura e, assim, evitar uma aposentadoria precoce — dela e do seu bem-estar.

O dia a dia das vértebras não é fácil: elas precisam sustentar o tronco e ainda se dobrar aos nossos desejos, por mais triviais que eles sejam. Para piorar, tamanha labuta geralmente é recompensada com falta de consideração — afinal, quantas pessoas se preocupam, nas suas próprias tarefas, em não forçar esse conjunto de ossos? E a união entre sobrecarga e descaso costuma ter apenas um desfecho: reclamação. "A quantidade de indivíduos com dor de coluna é enorme. Estamos falando da maior causa de falta ao trabalho do mundo inteiro", enfatiza o ortopedista Elcio Landim, da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo.

Com o intuito de assegurar o direito à saúde da espinha dorsal, a Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna elaborou um novo guia que visa corrigir posturas do nosso cotidiano, como sentar-se em frente ao computador e até escovar os dentes. "Pequenas mudanças, somadas, minimizam significativamente o risco de lombalgias e hérnias de disco", explica Helder Montenegro, fisioterapeuta e presidente da instituição.

"A adoção de posições corretas e a prática de atividade física são os dois fatores que mais protegem as costas", corrobora Júlio Cerca Serrão, coordenador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. A partir de agora, você verá como passar alguns momentos do dia sem maltratar a coluna.

80% das pessoas ao redor do globo já tiveram ou terão, ao longo da vida, ao menos um episódio de dor intensa na coluna.

5,3 milhões de brasileiros sofrem com a hérnia de disco

13% das consultas médicas são decorrentes de incômodos na região lombar

O novo aliado da coluna
Um aparelho americano faz o próprio corpo aprender a preservar as costas de maneira eficaz

Seu nome, Stabilizer, já sugere o que ele faz. apesar de simples — trata-se de uma almofada especial colocada na região lombar durante a fisioterapia —, o equipamento ensina o corpo a contrair os músculos multífidos, localizados ao longo das vértebras. Treinada, essa musculatura é capaz de manter a espinha alinhada e de amortecer impactos. Só para citar um caso, pesquisadores australianos descobriram que quase todos os indivíduos com hérnia de disco tinham esses auxiliares da coluna atrofiados. "após algumas sessões, a pessoa não precisa mais do Stabilizer. ele passa a utilizar os multífidos em todas as situações do dia a dia, o que incrementa a proteção da área lombar", afirma o fisioterapeuta Helder montenegro.

Como funciona
Ele faz as costas aguentarem as exigências do cotidiano

Os multífidos são músculos profundos. para acioná-los, é preciso estimular uma cadeia muscular que começa pelo transverso do abdômen. Só que contrair o tal transverso não é fácil — e mais, cada um o ativa de um jeito diferente. O Stabilizer ajuda a detectar quando o músculo é exigido. a partir daí, basta repetir o movimento que deu certo até que ele seja automatizado.

Causa ou consequência?
Uma dor na coluna pode ser sinal ou fator de risco para uma série de chateações

Quando ela é um aviso
"Tumores de próstata, de pulmão ou de mama, ao entrarem em processo de metástase, podem acometer a coluna", diz o cirurgião oncológico Ademar Lopes, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Nesses casos, uma das primeiras manifestações pode ser dor ao longo das vértebras. Infecções no pâncreas, pedras nos rins e até endometriose também podem gerar incômodo nas costas.

Uma dor que causa dor "Quando há uma hérnia de disco, por exemplo, o paciente costuma se entortar todo só para aliviar a sensação desagradável", informa o ortopedista Moisés Cohen. Com o corpo desequilibrado, o menisco, cartilagem que reside no joelho, pode ser sobrecarregado e, aí, lesionar-se. Já o quadril fica mais exposto a inflamações como a bursite.
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sou Stella Maris, a dona do blog. Os comentários, são moderados por mim tá? Obrigada por comentar. Bjim.