A palavras variz, como tantas da língua portuguesa, vem do latim varix, que significa “serpente”. Varizes são veias dilatadas que aparecem com maior frequência nas pernas, nas coxas e nos pés. As micro-varizes, popularmente conhecidas como “vasinhos”, são um problema mais estético, é quando aparecem aquelas ramificações vermelhas ou rouxinhas, mas não “estufa”.
O problema todo começa na circulção sanguínea. O coração envia sangue para todas as partes do corpo pelas artérias, mas esse mesmo sangue retorna pelas veias. Por isso que a incidência das varizes é maior nos membros inferiores. Aí entra a física, a lei da gravidade dificulta o retorno do sangue para cima. Mas o organismo humano é tão bem elaborado que tem mecanismos para fazê-lo. Os membros inferiores possuem válvulas venosas que se abrem para a passagem do sangue e se fecham para que esse mesmo sangue não desça novamente.
Causas das varizes:
São várias as causas das varizes. A idade é uma delas. A partir dos 30 anos o problema pode começar e ir piorando com o tempo. As mulheres são mais acometidas pelas varizes, mas os homens também podem adquiri-las. Quem tem familiares com varizes também pode ficar de olho, é um problema hereditário. A obesidade também dificulta o retorno do sangue. Outro dado desconhecido por muitos é o calor, ele dilata as veias e pode provocar varizes. As substâncias do cigarro também dificultam a circulação. A gravidez e o sedentarismo também aumentam o problema. As pílulas anticoncepcionais são responsáveis pelo aparecimento de varizes em mulheres jovens.
Mitos
Como tudo nessa vida, existem mitos em torno das causas das varizes.
Veja alguns:
Tem gente que diz que praticar exercícios físicos prejudica. Imagina! jamais, exercícios físicos só auxiliam na circulação.
"Depilação causa varizes”: mito.
“Ficar de pernas cruzadas provoca varizes “: mito.
Uso de salto também não causa varizes, é mais um mito.
Outro mito é falar que cremes ajudam contra varizes.
Porque é tão importante caminhar
Quando caminhamos, o sangue que está parados nos pés é bombeado para cima. Também toda vez que contraimos a panturilha (batata da perna) essa bombeação é feita. Por isso caminhar é muito bom para a circulação. Quem permanece muito tempo sentado ou em pé deve andar de vez em quando para evitar problemas. Você pode também ficar saudável e em forma, além de livre das varizes andando de bicicleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, sou Stella Maris, a dona do blog. Os comentários, são moderados por mim tá? Obrigada por comentar. Bjim.